quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto Apicultura, apoiado pela Fibria, cria grupo teatral formado pelos filhos dos apicultores


Na cidade de Monteiro Lobato, a Fibria, em parceria com a Universidade de Taubaté e Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Monteiro Lobato e Região, iniciou o projeto “Diversificar para Competir” que incentiva o desenvolvimento sustentável da Apicultura, na região. Enquanto aconteciam as reuniões, os pais se preocupavam com seus filhos mais novos, pois não tinham com quem deixa-los.
Ao perceber este problema, um dos voluntários pensou no teatro, como forma de socializar e entreter as crianças durante as reuniões de trabalho. Além disso, os voluntários visualizaram um meio de aproximar as crianças à apicultura e ensiná-las o trabalho de seus pais, motivando-as a seguir seus passos no futuro.
Com a peça “Aprendendo com as Abelhas”, o voluntário Joilson Petersen, biólogo do projeto, que recentemente, ganhou uma bolsa de Pós-graduação da Fibria, conscientiza as crianças em relação à valorização do trabalho apícola, à socialização, à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. O teatro mostra o funcionamento de uma colmeia, por meio do trabalho coletivo: abelhas faxineira, babá, guardiã, arquiteta, campeira e rainha.
A cada 15 dias, o grupo que possui onze integrantes (sendo dez crianças e uma mãe, que ao acompanhar a filha, acabou envolvida), se encontram para os ensaios no Centro Comunitário da Pedra Branca.
A peça já foi apresentada em Monteiro Lobato, no projeto Trilhas do Mel, em escolas, no Grupo de Adolescentes Multiplicadores – GAM, na UNITAU e na Fibria, no evento Diálogos Construtivos.
Joilson Petersen acredita que cerca de 500 pessoas já assistiram a peça. “Fico orgulhoso em fazer parte deste trabalho, pois o projeto tem uma importância imensurável às crianças, uma vez que é uma forma de acesso à cultura que elas possuem”, afirma o voluntário.

FONTE: DIÁRIO DE TAUBATÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário