segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vítimas do acidente com o bondinho continuam internadas em hospitais da região


Quatro vitimas do acidente com o bondinho turístico que fazia o trajeto  entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão ainda estão internadas em hospitais da região. O acidente deixou 39 pessoas feridas e provocou três mortes.

O condutor do bondinho, de 35 anos,   e um adolescente de  12 anos, que se feriram com o descarrilamento, estão internados no Hospital Regional de Taubaté. Uma terceira criança, cuja idade não foi revelada, foi transferida para um hospital de São Paulo, à pedido da família.

Outras duas  vítimas estão internadas no Hospital de Pindamonhangaba, mas não correm risco. O marido da grávida que morreu no acidente também estava internado  nesse hospital, mas foi transferido para São Paulo. Além dele, um outro paciente que estava na unidade  também saiu, mas não se sabe se recebeu alta médica ou se foi encaminhado para outro hospital.

Vítimas. A terceira vitima fatal  foi conhecida na madrugada de ontem. Adriana Carvalho Araújo, de 35 anos, estava grávida de seis meses e foi levada para o Hospital Regional, em Taubaté, na noite de sábado, depois de ser socorrida. Ela chegou a ser encaminhada para cirurgia de emergência, mas não resistiu aos ferimentos. O bebê também não sobreviveu.

Além de Adriana, a guia turística Sonia Maria de Oliveira, de 47 anos e a turista Marly Froelich, de 65, perderam a vida no local.

O corpo da guia turística foi sepultado no início da tarde de ontem, no cemitério Municipal de Pindamonhangaba. Já os corpos das turistas Adriana Carvalho e Marly Froelich serão levados para São Paulo.

Tragédia. O  acidente aconteceu por volta das 18h30 de sábado quando o trem, que seguia de Campos do Jordão para Pinda, saiu do trilho e bateu em um barranco próximo à estação de Santo Antônio do Pinhal e que fica a 300 metros abaixo da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123). Além das três mortes, 39 pessoas ficaram feridas.

Na manhã de ontem, além da perícia, muitos curiosos estiveram no local para ver de perto as cenas do acidente. "Eu moro lá em Piracuama e fiquei sabendo do que aconteceu pela televisão. Aí chueguei aqui para ver o que tinha realmente acontecido", afirmou Ricardo Silva, 27 anos, desempregado.

O vigia noturno Felipe Kauffmann, 23 anos, foi outro que esteve no local na manhã de ontem. Ele ajudou nos resgates das vítimas e lembrou como estava o clima logo após o acidente. "Estava passando na rodovia, vi o que aconteceu e decidi ajudar. No momento era só gritaria e até ajudei a retirar o corpo da guia de turismo que estava soterrada", disse Kauffmann. "Ainda bem que o trem parou no barranco, pois se vai um pouco mais para o lado desceria a ribanceira e poderia ser pior", completou.

As vitimas foram levadas para o Hosptial Regional em Taubaté, para a Santa Casa de Pindamonhangaba e para o Pronto Socorro de Campos do Jordão.Até o final da tarde, oito pessoas ainda permaneciam internadas, sendo três em Taubaté, quatro em Pinda e um em Campos.

Condutor do bondinho continua internado e está em estado de choque

Uma das vítimas que ainda continua internada no Hospital Regional é o condutor do bonde, Luciano Silva, de 35 anos. Ele teve uma fratura exposta no braço esquerdo e ainda aguarda receber alta do hospital. O irmão de Luciano, Cristiano Silva, 25 anos, disse que o condutor está em choque.
"Ele ficou abalado por perder a companheira de trabalho. Ele não sabe explicar o que aconteceu, disse que tudo aconteceu muito rápido", disse Cristiano que ficou sabendo do acidente pela internet. "Vi várias informações desencontradas e quando descobri que ele era o condutor fiquei em choque. Só descansei quando vi meu irmão à noite."


Saiba mais

Esse não foi o primeiro acidente com mortes que aconteceu com o bonde turístico. Em 1959, uma colisão semelhante, no exato local onde aconteceu a tragédia de sábado. Na época, o condutor do bonde morreu no local e, como homenagem póstuma, uma cruz de pedra foi colocada próxima ao barranco onde o trem colidiu. O bonde que saiu do trilho no sábado parou a poucos metros antes da cruz. Outros acidentes, com menor gravidade, também aconteceram na Estrada de Ferro de Campos do Jordão em 2007 e 2008. Em nenhum deles houve registro de pessoas feridas gravemente.

FONTE: JORNAL O VALE


Trem turístico descarrila, mata 3 e fere 40 na Serra da Mantiqueira. Fotos: Cláudio Vieira
Trem turístico descarrila, mata 3 e fere 40 na Serra da Mantiqueira. Fotos: Cláudio Vieira
Dois estão no Hospital Regional de Taubaté, dois no Hospital de Pinda; outros dois foram transferidos para São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário