quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Alunos da Unitau finalizam participação do Projeto Rondon


Após duas semanas de atividades no município de Monte Alegre de Sergipe, o grupo que representou a Unitau nesta edição do Projeto Rondon retornou da viagem, com diversos relatos e experiências vivenciadas.
Os oito alunos e dois professores atuaram na cidade do estado de Sergipe com o objetivo de tentar colaborar para a melhoria da vida da comunidade. Um dos principais desafios encontrados pelos moradores e que foi percebido pelo grupo logo na chegada ao município, foi a escassez de água.
Os universitários também verificaram a falta de infraestrutura e de recursos para garantir uma boa qualidade de vida à população. Para tentar ajudar na reversão deste cenário, os alunos trabalharam com diferentes atividades, como oficinas de capacitação direcionadas a pequenos comerciantes e produtores rurais.
Os moradores foram orientados sobre práticas de higiene para ordenha, sobre os cuidados necessários com as fossas existentes nas casas e receberam noções de economia e empreendedorismo.
“O grupo recebeu importantes lições de vida com os moradores, como, por exemplo, ser flexível, saber se adaptar, saber resolver problemas e adversidades”, disse a Profª Ana Iracema Neves, que integrou a expedição.
“O foco do Rondon não é o assistencialismo, é a formação do universitário, a experiência que ele adquire para que possa ser um agente transformador”, disse o Prof. Dr. Edson Trajano, outro docente da Unitau que participou desta edição do Rondon.
De acordo com ele, os alunos também tiveram uma importante oportunidade de trabalhar com as finanças públicas da cidade. “A prefeitura abriu as portas para que nós colaborássemos com o levantamento de suas finanças, chegamos ao ponto de sugerir a criação e extinção de secretarias.”
As experiências dos estudantes estão retratadas no blog http://rondonistaUnitaumontealegre.blogspot.com.br/.

FONTE: DIÁRIO DE TAUBATÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário