segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bacharéis em direito estudam para o Exame da Ordem no Vale do Paraíba


Recém-formados buscam cursos preparatórios para a prova em Taubaté.
Média de aprovação do último exame na região foi maior que a nacional.


O mês de abril está sendo de muito estudo para os recém-formados em direito, porque no dia 28 está marcado o 10º Exame de Ordem Unificado. As inscrições para a prova – que estão sendo feitas pela internet – terminam nesta segunda-feira (8). Os interessados precisam pagar uma taxa de R$ 200. A primeira fase do Exame da Ordem é uma prova com 80 questões de múltipla escola que exige do candidato, basicamente, conhecimentos sobre a legislação.

Para passar à segunda fase, o aluno tem que acertar pelo menos a metade da prova. No último exame, a região teve 1.310 bacharéis em direito buscando se tornar advogado. Desse total, apenas 177 foram aprovados na primeira fase.

Em Bragança Paulista, 34 dos 312 que fizeram a primeira fase da prova foram aprovados, uma média 10,9%. Em São José dos Campos, o índice de aprovação foi de 14,55% com 71 dos 488 concorrentes passando na prova. Em Taubaté, o índice de aprovação foi 12,16%, com a aprovação de 62 dos 510 participantes da prova.

“A tendência é manter o mesmo número, isso é em geral. É depender de cada um mesmo. Uma leitura da legislação, um trabalho específico voltado à prova”, afirmou Guilherme Vianna, presidente da OAB de Taubaté. A média da região ficou acima da registrada no país, que foi de 10,3%. A porcentagem de aprovação do exame no Brasil foi a menor desde o início da aplicação do teste.

Preparação
Em Taubaté, os bacharéis em direito cada vez mais buscam cursinhos preparatórios para conseguirem conquistar o objetivo. Em um deles, 12 alunos estão se estudando para o exame e se engana quem pensa que o ritmo é parecido com o da faculdade.

“O cursinho aborda questões específicas da prova da OAB. Os assuntos tratados no cursinho são os que têm maior incidência na prova. Então, sente diferença, um pouco mais de dificuldade, é realmente puxado, porque a prova exige demais”, disse a coordenadora do curso, Lívia Bonani.
Thiago Mendes se formou em direito em 2010 e vai tentar passar no exame pela terceira vez. Para isso ele buscou aulas particulares e estuda diariamente. “Você vai perder noite de sono, você vai deixar de sair, você vai deixar de fazer outras atividades para você se dedicar a isso. É por uma boa causa e uma causa necessária”, contou.
O professor dele, João Urias, conta que o teste não tem segredo. “Ele precisa conhecer as provas anteriores. Tem três provas por ano, então, ele tem muita base, muita fonte para estudar por meio das provas anteriores. As questões não se repetem, mas os temas se repetem. Então, isso é essencial”, explicou.

fonte:http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/04/bachareis-em-direito-estudam-para-o-exame-da-ordem-no-vale-do-paraiba.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário