segunda-feira, 15 de abril de 2013

Com 70 toneladas de massa, Festa de Quiririm espera 400 mil em Taubaté


A 24ª edição da festa da colônia italiana começa no próximo dia 25 de abril.
Entre as atrações, estão shows musicais e grupos de dança.


A pouco mais de uma semana para o início da 24ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm, em Taubaté, os moradores do distrito, que organizam o evento, intensificam os preparativos e aumentam o ritmo de produção gastronômica. Foram produzidas mais de 70 toneladas de massa e cerca de 25 mil litros de vinho para atender os 400 mil turistas esperados durante os sete dias de festa - entre os dias 25 de abril e 1º de maio.
O evento é o terceiro maior em público no Estado de São Paulo, atrás apenas da Festa de Barretos e da Festa da Padroeira, no dia 12 de outubro em Aparecida (SP).
Com o tema "A Itália é Arte", a festa neste ano terá 24 barracas, sendo 20 de massas caseiras,como macarrão, lasanha e nhoque, além de outras 4 de doces, que vão funcionar das 11h à 1h da madrugada na avenida Coronel Marcondes de Matos e em outras quatro ruas paralelas. A abertura da festa será no dia 25, às 19h30.
Entre as atrações, além da culinária italiana, estão apresentações de grupos de dança, contação de histórias e shows musicais com os cantores Paolo Martini e Fred Rovela, nos dias 30 e 1º de maio respectivamente. No último dia, o desfile vai trazer a história de artistas italianos conhecidos secularmente, como Leonardo Da Vinci. (veja a programação completa).


Barracas
As 24 barracas são ocupadas por famílias descendentes de italianos que vivem no distrito. Elas começam a produção de alimentos voltados para a festa na primeira semana de março e estão otimistas quando ao movimento.
"A nossa expectativa é sempre muito boa e só não será atingida se chover. Temos um público cativo que todos os anos prestigia a festa, são em geral, famílias de todo o Estado", disse Maria Aparecida Valério 'Preta', presidente da Associação Cultural de Quiririm, ao G1. O maior movimento é previsto para o fim de semana.


Economia
O evento, segundo a organização, vai gerar até o próximo dia 1º cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos em Taubaté.
Com pratos que custam em média R$ 15 e pesam cerca de 500 gramas, servindo até duas pessoas, o evento gera renda às famílias que vivem no distrito.
Trabalhando em média 8 horas por dia desde a última semana, com mais quatro pessoas, a empresária Maria Izabel Valério vai ser responsável pela barraca marubim (um tipo de massa). "Nós trabalhamos muito, todo ano, acaba uma festa e já começamos a pensar na próxima. Mas é um orgulho preservar nossas tradições, nosso sangue italiano, além de é claro, poder rever os amigos nas barracas todos os anos", disse ao G1. Só de marubim, ela produziu 400 quilos na última semana.

FONTE:G1.GLOBO.COM

Apresentação de dabça italiana durante a Festa de Quiririm em 2012. (Foto: Divulgação/Festa de Quiririm)
Apresentação de dança italiana durante a Festa de Quiririm em 2012. (Foto: Divulgação/Festa de Quiririm)

Lasanha SPTV (Foto: Reprodução) Lasanha é um dos pratos mais pedidos durante a
Festa italiana em Taubaté(Foto: Reprodução)



Nenhum comentário:

Postar um comentário