quarta-feira, 3 de abril de 2013

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passam por Taubaté


No primeiro dia de abril,a cidade de Taubaté recebeu, no Comando de Aviação do Exército, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Estes símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão percorrendo todo o país e vêm motivando os jovens para o encontro com o Papa que vai acontecer no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013.
A visita segue até domingo, dia 7, tendo como o ponto alto o evento BoteFé, que deverá reunir milhares de católicos na Avenida do Povo. A programação inclui adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentações musicais de bandas locais expoentes e nacionais já consagradas, feira de artigos religiosos e celebração da Santa Missa do Domingo da Divina Misericórdia, presida pelo Bispo Diocesano, Dom Carmo Rhodem.
A recepção da Cruz e do Ícone chegaram por volta das 10:20 horas, de segunda-feira, em uma grande festa que foi organizada pela Diocese e o Comando de Aviação . Os símbolos que vieram da Diocese de Caraguatatuba foram trazidos de helicóptero do Exército que, ao pousar na Base, foi acolhido por milhares de jovens e diversas autoridades religiosas, civis e militares da sociedade.
A Banda do Batalhão e do Grupo Resgatados de Maria se apresentaram e tocaram músicas que animaram aos cristãos presentes no evento. O prefeito e o Comandante falaram, depois foi a vez do Bispo dar a benção religiosa, ao fim da solenidade, foi realizada uma carreata pelas ruas da cidade que teve como destino o Santuário de Santa Teresinha, onde os símbolos permaneceram até o início da tarde, quando seguiu para a Catedral de São Francisco, para uma missa e procissão. A Missa foi celebrada às 16 horas e logo após a celebração os católicos participaram da Procissão em honra a São Benedito, santo tradicionalmente celebrado nas segundas-feiras posteriores ao Domingo de Páscoa. No fim da noite os símbolos ficaram na Casa João Paulo II, sede da Missão Sede Santos e lá ficaram até a manhã de ontem. Durante toda a madrugada jovens participaram de uma vigília junto ao Santíssimo Sacramento e com a presença dos Símbolos.
Os Símbolos
A cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).


FONTE: DIÁRIO DE TAUBATÉ

A visita segue até domingo, dia 7, tendo como o ponto alto o evento BoteFé

Nenhum comentário:

Postar um comentário