sexta-feira, 24 de maio de 2013

Alckmin anuncia Poupatempo e investimentos na RM Vale e Litoral


Decreto cria fundo de desenvolvimento e gabinete de segurança na região.
Governador anunciou ainda liberação de R$ 45,6 milhões para 13 cidades.


Reunião RM Vale (Foto: Carlos Santos/ G1)Alckmin fala aos prefeitos da região durante encontro do conselho da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, em Taubaté, nesta sexta-feira (24). (Foto: Carlos Santos/G1)
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou na manhã desta sexta-feira (24) a instalação de duas unidades do Poupatempo - em Pindamonhangaba e em Jacareí - e a liberação de R$ 45,6 milhões em recursos para as estâncias turísticas da região. No encontro em Taubaté, que contou com a presença de prefeitos do Vale, deputados e secretários do governo estadual, o governador também anunciou ações nas áreas econômica e de segurança  um fundo na Região Metropolitana no Vale do Paraíba.

Com as duas unidades anunciadas, a região metropolitana contará com cinco postos do Poupatempo, já que o serviço atualmente funciona em Caraguatatuba, Taubaté e São José dos Campos. As duas unidades anunciadas compõem o plano de expansão do programa. Na quarta-feira (22), o governador anunciou uma unidade em Bragança Paulista.
Na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RM Vale, o governador assinou decretos criando o FundoVale, instrumento para apoiar projetos de interesse coletivo, e o Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública, que atuará no fortalecimento das medidas contra criminalidade.

"Queremos reunir todo mundo para fortalecer as ações de segurança. Vamos forlatecer as investigações, a elucidação de crimes, a identificação e a prisão de criminosos. O estado de São Paulo vai contratar mais 2.800 policiais civis, ampliar a polícia científica e também temos concurso aberto para a contratação de soldados e oficiais para a Polícia Militar. Nos próximos dias devem chegar ao Vale do Paraíba quatro delegados para Taubaté, dois para Jacareí, dois para Ubatuba e um para Piquete", explicou.
Geraldo Alckmin assina decreto (Foto: Carlos Santos/ G1)Tucano assina decreto da criação do FundoVale.
(Foto: Carlos Santos/G1)
O diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo (Deinter-1), João Barbosa Filho, afirmou que o gabinete de segurança deve auxiliar o trabalho de coordenação das polícias na região. "Deixa a segurança mais focada. O governo enxerga com mais proximidade as reais necessidades da nossa região, como nos enviar mais policiais, e pode nos ajudar ainda mais a pensar na segurança das cidades do Vale", afirmou ao G1.

A região continua sendo a mais perigosa do interior do Estado de São Paulo. Em abril deste ano, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SPP) nesta sexta-feira (24), o Vale do Paraíba registrou aumento de 40% no número de vítimas de homicídio doloso, em relação ao mesmo período de 2012. Foram 42 assassinatos só em março, contra 30 em 2012.
No primeiro trimestre de 2013, 118 pessoas foram vítimas de homicídio na região. Taubaté registrou 12 vítimas, o dobro se comparado ao mesmo período de 2012. Já Jacareí registrou oito mortes contra apenas uma em março de 2012. São José dos Campos apresentou redução de 7 para 3 assassinatos.

Saúde Pública
O Vale do Paraíba é a região com o maior números de mortes por H1N1 em todo o interior do Estado de São Paulo em 2013. São nove mortes, sendo que São José dos Campos, com cinco casos, e Taubaté, com três, somam mais mortes do que cidades do mesmo porte em São Paulo.

Para conter os casos de vítimas fatais, o governador disse que o público-alvo deve buscar a vacinação e também que a medicação deve ser feita de maneira rápida. "Primeira coisa, todo mundo, todos os setores de risco fazerem a vacinação. Não deixar de se vacinar. Todas as cidades com Tamiflu, ou seja, o Tamiflu nas primeiras 48 horas ajuda muito. Agora, alguns pacientes que faleceram tinham outras doenças, já tinha uma debilidade grande", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário