segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Instituto EDP lança Concurso Arte com Energia 2012
O Instituto EDP, entidade que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP no Brasil, lança neste mês o Concurso Arte com Energia. A ação que faz parte do programa EDP nas Escolas tem como objetivo a contribuição para a melhoria da qualidade da vida estudantil com integração entre arte e energia e, com a participação da comunidade. Neste ano, com a temática “A minha energia ilumina o mundo!”, alunos do 1º ao 9º ano da rede pública, dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, irão desenvolver, de forma criativa, uma escultura ou maquete sobre o tema e deverão enviar o projeto até 26 de outubro.
Dada a importância das questões energéticas, aliada à preocupação ambiental, o ano de 2012 foi escolhido pela ONU como o ‘Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos’, evidenciando a relevância desse tema. Desta forma, os estudantes deverão relacionar a importância da energia com suas diferentes fontes em seu cotidiano, podendo integrar questões quanto ao uso consciente, racional e seguro de energia elétrica. O professor e os pais terão um papel fundamental no desempenho do trabalho que irá ao concurso, auxiliando as crianças e jovens no entendimento da proposta apresentada, no processo criativo e na confecção do produto.
Todos os alunos receberão uma cartilha de apoio intitulada “Passaporte: Dê a Volta ao Mundo com a Boa Energia” e deverão utilizar as informações contidas nela como base para a produção de uma escultura ou maquete, e para sua confecção deverá ser usado somente material de baixo impacto ambiental ou reciclável.
Divididos em grupos, os estudantes do 1º ao 5º ano, desenvolverão o trabalho utilizando uma das cinco fontes de energia: eólica, biomassa, geotérmica, hídrica e solar e os alunos do 6º ao 9º ano deverão produzir o material contemplando pelo menos três destas fontes de energia sustentável, além de apresentar como essas matrizes de energia atuam em benefício da sociedade.
Após a finalização desta etapa, a instituição de ensino deverá realizar uma exposição dos trabalhos confeccionados, aberta ao público, e enviar o filme para o Instituto EDP, destacando os três melhores. Também é de responsabilidade da escola selecionar os três melhores projetos de cada ano escolar para premiação das esculturas/maquetes por série e Estado.
Os projetos devem ser enviados até 26 de outubro para o IEDP e passarão por uma comissão julgadora, externa, composta por especialistas que escolherão os três melhores por série e Estado. Os selecionados participarão de um passeio comemorativo relacionado a questões energéticas.
Os professores dos estudantes vencedores serão premiados com um Curso de Capacitação em Arte e as três escolas que apresentarem os melhores filmes de exposições receberão um netbook.
Além desta premiação, será realizada uma apuração das avaliações a nível nacional, considerando todos os trabalhos inscritos. Os ganhadores serão os responsáveis pelos trabalhos que atingirem o primeiro lugar por série no Brasil. Ainda, as três melhores instituições de ensino do País, participantes do programa EDP nas Escolas, receberão um prêmio.
FONTE: DIÁRIO DE TAUBATÉ
http://diariodetaubate.com.br/display.php?id=27989
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário