A Prefeitura de Taubaté deve assumir nas próximas semanas a administração do prédio da antiga Estação Ferroviária da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Peixoto, na manhã de quarta-feira, 22 de agosto.
Segundo Peixoto, já foi fechado um acordo com a MRS Logística, empresa concessionária da estrada de ferro, que hoje é responsável pelo local.
A definição ocorreu há cerca de 15 dias, durante encontro do secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Eugênio Monteclaro César Júnior, com dois representantes da Diretoria de Relações Institucionais da MRS – Mário César Marques Gemaque Vilhena e Gustavo Bambini.
O acordo, inclusive, já foi comunicado à superintendente do Patrimônio da União, em São Paulo, Ana Lúcia dos Anjos, em documento enviado por Peixoto no último dia 21. A MRS conta com o aval da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para levar ainda a cessão não onerosa do imóvel à Prefeitura de Taubaté.
De acordo com Peixoto, a intenção é criar um espaço turístico e cultural na antiga estação. “Vamos transformar o local num ponto turístico e, para tanto, iremos buscar o apoio da iniciativa privada”, revelou o prefeito.
Peixoto lembrou que parte do patrimônio da estação, composta por antigos armazéns de estocagem de produtos já foi cedida e assumida oficialmente pela administração municipal.
“Desde 2006 vínhamos solicitando a cessão da Estação Ferroviária para a Prefeitura e, agora, estamos bem perto de concretizar esse pedido”, finalizou Peixoto.
Inaugurada em 1876, a Estação Ferroviária de Taubaté surgiu com parte integrante da então Companhia de Estrada de Ferro São Paulo-Rio de Janeiro, mais tarde denominada Estrada de Ferro Central do Brasil e, posteriormente, Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).
Inicialmente, a estação serviu para o escoamento da produção do café e entre o final do século 19 e início do século 20 atendeu ao processo de industrialização do município. A estação está desativada há mais de 20 anos.
Antiga Estação Ferroviária de Taubaté vai ser administrada pela Prefeitura
|
FONTE: DIÁRIO DE TAUBATÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário