terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Estudo da Unitau aborda o comportamento de adolescentes
A adolescência é uma das principais fases de alterações no corpo humano: o jovem passa por transformações físicas e mentais, além de ter a oportunidade de viver novas experiências no dia a dia. Partindo desse ponto, o aluno de Psicologia da Unitau, Guilherme Donegatti desenvolveu uma pesquisa para analisar o comportamento dos adolescentes em relação à própria saúde.
Sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Leônidas, o graduando realizou o trabalho científico em duas escolas públicas: uma, localizada num bairro de classe média, e a outra, num bairro carente de Taubaté. “Fizemos isso para mostrar que a questão social também afeta o comportamento do adolescente”, ressalta Donegatti.
Os participantes, que têm entre 14 e 20 anos, responderam a um questionário adaptado de Straub (2005), composto de 48 perguntas sobre dados sociodemográficos, comportamento e saúde. Foram entrevistados 153 estudantes para a elaboração do trabalho científico.
A pesquisa mostra que há alguns comportamentos benéficos nos entrevistados, como o baixo consumo de bebida alcoólica e de tabaco. Não obstante, a falta de atividades físicas regulares e de alimentação balanceada são dados alarmantes da pesquisa. O resultado final apresenta que a maioria dos adolescentes está satisfeita com a própria saúde.
O trabalho científico foi apresentado durante o I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da Unitau. Animado com os resultados obtidos, Donegatti afirma que todo o processo representou um grande avanço na sua carreira. “Esta pesquisa, além de aprimorar meu conhecimento, possibilitou meu ingresso no universo da pesquisa acadêmica, além de gerar uma satisfação pessoal”.
Fonte: Diário de Taubaté
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário