segunda-feira, 15 de abril de 2013

Campanha contra gripe deve imunizar 462 mil no Vale a partir desta segunda


Público-alvo inclui gestantes, idosos com 60 anos ou mais e indígenas.
Só em São José e Taubaté, 160 mil devem ser imunizados.


A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril, pretende imunizar cerca de 462 mil idosos, gestantes, crianças e profissionais de saúde no Vale do Paraíba.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que a novidade para a campanha deste ano é a inclusão de presidiários e de mulheres que deram à luz em até 45 dias entre a população alvo. Além disso, a vacina também será estendida para pessoas com doenças crônicas.

"Eles (doentes crônicos) vem com uma receita médica. A gente só vai aceitar se tiver a prescrição médica, com essa solicitação da vacina", explicou Cristina Alvarenga, coordenadora do programa de imunização de São José dos Campos.

Segundo o Estado, além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

Em São José dos Campos e Taubaté, a expectativa é de imunizar 160 mil pessoas. Em Taubaté, a vacinação será realizada nos Postos de Atendimento Médico e Odontológico (Pamos). O horário de atendimento nos Pamos é das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30. No Pamo Central, o funcionamento é das 8h às 16h.

Já em São José dos Campos as doses da vacina serão disponibilizadas em todas as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Famme e também em 12 postos-volantes espalhados por toda cidade, das 8h às 17h.

"Temos vacina em todas nossa UBSs e estamos colocando nas três unidades da casa do idoso e também no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), na avenida José Longo", afirmou.
Apesar de ter início no dia 15 de abril, o 'Dia D' da campanha de vacinação contra a gripe será realizado no sábado, dia 20, quando o número de postos de vacinação, entre fixos e volantes em todo o Estado será de aproximadamente 7 mil unidades.

FONTE: G1.GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário